ainda o ciclone Nargis: são precisos mais de 300 milhões de euros para ajudar as vítimas desta catástrofe natural
ainda o ciclone Nargis: são precisos mais de 300 milhões de euros para ajudar as vítimas desta catástrofe naturalMais de dois meses depois do ciclone Nargis ter arrasado vastas áreas da Birmânia, os apelos continuam a chegar para ajudar as suas vítimas. as Nações Unidas apelaram agora para a doação de um total de 482 milhões de dólares (306 milhões de euros) para apoiar essas vítimas.
O subsecretário-geral da ONU para os assuntos Humanitários, John Holmes, disse que este financiamento deverá apoiar 103 projectos abrangendo ajuda alimentar, agricultura, água e saneamento, saúde, escolaridade e habitação. Holmes explicou que o total da verba inclui 201 milhões de dólares (127 milhões de euros) que foram pedidos num apelo anterior e disse que o auxílio proposto se baseia na informação de uma avaliação conjunta realizada pela associação das Nações do Sudeste asiático (aSEaN), o Governo birmanês e a ONU.
O ciclone que atravessou o país no início de Maio fez uns 140 mil mortos ou desaparecidos e afectou gravemente a vida a 2,4 milhões de pessoas, segundo cálculos. O Nargis é descrito como o pior desastre natural da história da Birmânia, obrigando à deslocação de 800 mil pessoas das suas casas nas semanas imediatas à tempestade. Morreram mais duas vezes mulheres que homens na faixa etária dos 18 aos 60 anos.