Polémica no final do encontro dos mais ricos. Um menu de 20 pratos foi apontado como contraditório com uma agenda que discutiu o problema dos preços dos alimentos no mundo
Polémica no final do encontro dos mais ricos. Um menu de 20 pratos foi apontado como contraditório com uma agenda que discutiu o problema dos preços dos alimentos no mundoacabou esta quarta-feira envolta em polémica a Cimeira do G8, depois de um fausto banquete com iguarias tradicionais ter sido servido às delegações dos países mais desenvolvidos. Do menu constavam 20 pratos, num encontro que tinha na sua agenda a preocupação com a crise alimentar. Esta aparente contradição foi sublinhada pela imprensa internacional, incomodando mesmo alguns dos líderes presentes. José Luis Zapatero, o presidente do Governo espanhol, afirmou mesmo que dois pratos bastariam.
ao lado da polémica, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, preferiu congratular-se com declaração final do G8 sobre as alterações climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento como um bom começo para resolver estas três crises mundiais, que para o respondavel estão interligadas. Ki-moon sublinhou ainda a necessidade de uma actuação rápida.
a discussão fornece uma orientação inicial para o esforço global que deve ser acelerado nas próximas semanas e meses, insistiu o secretário-geral numa declaração emitida esta quarta-feira no final da cimeira que teve lugar em Hokkaido, Japão.
Ki-moon disse ser necessário ir mais longe: até ao próximo ano, em Copenhaga [na cimeira dedicada ao clima], temos de concordar com as ambiciosas metas de redução de emissões , a médio prazo, para o conjunto dos países desenvolvidos, juntamente com os significativos esforços dos países em desenvolvimento para reduzirem o crescimento das suas emissões, de acordo com os princípios das responsabilidades comuns mas diferenciadas, rematou.