O cardeal José Saraiva Martins deixou de ser o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, por limite de idade
O cardeal José Saraiva Martins deixou de ser o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, por limite de idadeO Papa aceitou a renúncia do cargo, do único português na Cúria romana, e que atingiu o limite de idade (75 anos) em Janeiro de 2007. Sucede-lhe o arcebispo italiano angelo amato, até agora secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.
Nos dez anos em que esteve à frente do dicastério da Cúria romana, passaram pelas suas mãos muitos processos. Saraiva Martins destaca a oportunidade de contribuir para a elevação às honras dos altares de muitos membros ilustríssimos da Igreja, nomeadamente os Papas Pio IX e João XXIII, do Padre Pio, de Madre Teresa de Calcutá e dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta.
Profundamente gratopor esta década, mostra-se muito satisfeito, porque na minha prefeitura que foi retomada a causa do Beato Nuno Álvares Pereira, que praticamente está pronta para a canonização, adianta a Ecclesia. O português continuará a desempenhar os cargos na Cúria Romana como membro das Congregações para os Bispos e para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, o Conselho Especial para a Europa da Scretaria Geral do Sínodo dos Bispos e a Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano.
Do seu sucessor, italiano e de 70 anos, refere que irá seguir uma linha de continuidade no trabalho à frente da Congregação para as Causas dos Santos. Das causas de beatificação e canonização que não acompanha até ao fim, diz que estão muito bem encaminhadas e continuarão o seu curso, sem dúvida, com o novo prefeito.