a Igreja Católica não vai nomear sacerdotes do sexo feminino até porque «não existe uma vontade nesse sentido» por parte dos crentes
a Igreja Católica não vai nomear sacerdotes do sexo feminino até porque «não existe uma vontade nesse sentido» por parte dos crentesO presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defende que essa questão não se coloca, actualmente, porque o pensar da Igreja e do Papa é reconhecer da complementaridade dos ministérios desempenhados por mulheres e homens mas sem alterar a figura do sacerdote.
Entre os católicos, haverá um ou outro movimento feminista que quer a ordenação de mulheres mas Jorge Ortiga nunca sentiu qualquer tipo de pressão nesse sentido. O prelado salienta que a mulher tem na Igreja um papel fundamental.
Em muitas paróquias, existem ministério e serviços eclesiais onde as mulheres quase têm o exclusivo porque são as mais voluntariosas e dedicadas, exemplificou o arcebispo de Braga. Mesmo no seio da comunidade anglicana, essa questão não é muito pacífica, acrescentou.