Depois de acções em defesa da autodeterminação do território, Rabat optou por uma demonstração de força: cercou El aaiun e não permite o contacto de sarianos
Depois de acções em defesa da autodeterminação do território, Rabat optou por uma demonstração de força: cercou El aaiun e não permite o contacto de sarianos a cidade de El aaiun está cercada desde segunda-feira por um perímetro de segurança imposto pelas forças marroquinas, denunciou a Frente Polisário, através da sua agência de notícias oficiosa, Sahara Press Service (SPS). as tropas de ocupação de Rabat proibiram ainda qualquer agrupamento de cidadãos sarianos nos diferentes bairros da capital da autoproclamada República Árabe do Sara Democrático (RaSD).
De acordo com testemunhas citadas pelo SPS, o cerco e o controlo de movimentos foram anunciados após o hasteamento de bandeiras da RaSD em diversos bairros da cidade, que foram também pendurados em urbanística e instalações hoteleiras marroquinas.
a primeira intervenção das forças de ocupação teve lugar na localidade de Feim Elouad, após as autoridades terem encontrado panfletos que apelavam à autodeterminação do povo sariano e à retirada marroquina do território do Sara Ocidental. Depois sucederam-se uma série de hasteamentos da bandeira, que motivou a acção militar de Marrocos.