Encontro no Japão é oportunidade “sem precedentes” para os países mais desenvolvidos liderarem o combate contra a fome, insistiu secretário-geral das Nações Unidas
Encontro no Japão é oportunidade “sem precedentes” para os países mais desenvolvidos liderarem o combate contra a fome, insistiu secretário-geral das Nações Unidas a Cimeira do G8 em Hokkaido, Japão, que reúne os oito líderes das nações mais desenvolvidas do mundo, traduz-se numa oportunidade sem precedentes para liderar o combate à crise alimentar mundial que mergulhou na fome milhões de pessoas em todo o mundo, defendeu esta terça-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Precisamos do compromisso e da vontade política dos líderes do G8. Precisamos deles para participar numa parceria para a alimentação e dar os passos políticos, financeiros, económicos necessários para evitar que aumente a crise alimentar global e pôr-lhe um fim, defendeu Ki-moon a estudantes e professores da Universidade de Hokkaido.
O apelo do secretário-geral foi feito durante a Semana da Sustentabilidade da Universidade, que promove actividades sobre questões ambientais durante a cimeira do G8 que termina esta quarta-feira na estância de montanha de Toyako.
Ki-moon observou que a crise alimentar é uma das três grandes crises interligadas que o mundo enfrenta actualmente, além da crise das alterações climáticas e da corrida para atingir os objectivos de luta contra a pobreza conhecidos como Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que pretendem reduzir a pobreza até 2015.