Quebrar a rotina e proporcionar os prazeres do mar e do convívio a meia centena de avós, doentes e acompanhantes é o objectivo da colónia de férias que decorre até 15 de Julho, no Pedrógão, Leiria
Quebrar a rotina e proporcionar os prazeres do mar e do convívio a meia centena de avós, doentes e acompanhantes é o objectivo da colónia de férias que decorre até 15 de Julho, no Pedrógão, Leiriaao todo, participam 59 pessoas, entre as quais, oito monitores que se disponibilizaram, a título voluntário, para dar apoio aos participantes, com idades compreendidas entre os nove e os setenta anos. Esta colónia de férias já é uma tradição. No entanto, este ano, tem a particularidade de, pela primeira vez, ser aberta a toda a Diocese de Leiria Fátima, uma vez que, até aqui, era dirigida apenas à população do arrabal.
E a sua realização, num âmbito mais alargado, só foi possível graças à boa vontade de muitas pessoas e diversas entidades sociais. Esta colónia de férias tem um carácter muito curioso que foi envolver as juntas de freguesia, as câmaras, o Governo Civil de Leiria na sua organização.
Envolvemos de uma maneira muito curiosa o presidente da Junta de Freguesia de Coimbrão (à qual pertence a Praia do Pedrógão) . através da Capitania, conseguiu um trabalho com os nadadores salvadores que irão levar junto do mar as pessoas com dificuldades de locomoção, incluindo os tetraplégicos e paraplégicos , explica Maria Luísa, uma das responsáveis pela organização da iniciativa.
É realmente fantástico , sulinha a responsável. Recordando as palavras do bispo da diocese, antónio Marto, que exortam à ternura de Deus, Maria Luísa sublinha que a forma como as pessoas se envolveram e aceitaram apoiar esta iniciativa não é mais do que a personalização da ternura de Deus.
Durante estes dias serão dinamizadas actividades, contam-se idas à praia e passeios. No sábado, o grupo irá receber a visita do grupo de Jovens Missionários da Consolata. Passarão a tarde com os participantes, para além de dinamizarem a missa vespertina, que terá lugar ao final da tarde.
De acordo com Maria Luísa, a participação nesta iniciativa servirá de motor de arranque ao grupo de jovens missionários para a programação do plano de actividades para 2009. a iniciativa é uma organização do Movimento Cristão de Reformados Vida ascendente e, para além das entidades acima mencionadas, conta também com o apoio da Caritas, da Diocese de Leiria-Fátima, do Santuário de Fátima e dos bombeiros Voluntários de Fátima.