Vaticano lamenta a aprovação da ordenação episcopal de mulheres, pela Igreja anglicana
Vaticano lamenta a aprovação da ordenação episcopal de mulheres, pela Igreja anglicanaÉ mais uma ferida no processo de reconciliação entre as duas igrejas. a Santa Sé considera que esta decisão terá consequências para o diálogo entre anglicanos e católicos, que até agora gerou bons frutos.
Na segunda-feira, a Igreja anglicana votou, favoravelmente, a ordenação de mulheres. a votação aconteceu na cidade de York, no norte da Inglaterra, nas três câmaras do Sínodo. Os bispos pronunciaram-se favoravelmente por 28 votos contra 12; o clero por 124 a favor e 44 contra, e os leigos por 111 contra 68, segundo o jornal britânico Times.
além da decisão sobre a permissão para que mulheres sejam ordenadas bispo, o Sínodo decidiu contra a criação de três superbispos masculinos e de novas dioceses para as paróquias que não quiserem aceitar mulheres bispos.
O Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, enfatiza que a decisão dos anglicanos constitui uma desvinculação da tradição apostólica respeitada por todas as igrejas no primeiro milénio de existência .