amaro Franco chegou a Jerusalém, a pé, depois de ter partido de Braga há nove meses
amaro Franco chegou a Jerusalém, a pé, depois de ter partido de Braga há nove meses Muito animado e em estado de graça , é o seu estado de espírito, informou a sua advogada, Sandrina Alves, à Lusa. Pelo caminho, sentiu várias vezes vontade de desistir devido ao cansaço e diz-se convencido que não estava preparado fisicamente para esta peregrinação, apenas espiritual e psicologicamente.
Da viagem guarda de bom os imensos encontros com os milhares de pessoas que lhe foram aparecendo pelo caminho. O ex-empresário, de 38 anos, tornou-se o primeiro peregrino da actualidade a percorrer, de uma só vez, os três maiores santuários da cristandade: Santiago de Compostela (Espanha), Roma (Itália) e Jerusalém (Israel).
Por duas vezes, esteve detido: uma na Síria, depois de ter fotografado uma base militar, e outra na Jordânia, quando a escassos metros passava o rei em visita a um hospital e foi tido como sujeito perigoso.
O regresso a Portugal, previsto para a próxima quarta-feira num voo oferecido por uma rádio parisiense, atemoriza-o, já que se considera incapaz de lidar novamente com as rotinas. Para trás fica uma viagem a pé de mais de 8 mil e quinhentos quilómetros e menos 30 mil euros na carteira.