Manuela Silva, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, recebeu em sua casa Jacir Macuxi e Pierlângela Wapichana. Em cima da mesa esteve o problema da terra dos povos da Raposa Serra do Sol
Manuela Silva, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, recebeu em sua casa Jacir Macuxi e Pierlângela Wapichana. Em cima da mesa esteve o problema da terra dos povos da Raposa Serra do SolNum diálogo breve mas muito denso, a economista e professora universitária, Manuela Silva, escutou as lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol, Roraima. a situação neste território indígena do norte do Brasil agravou-se a partir de finais de Março. O recurso interposto no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o decreto de 15 de abril de 2005, de Lula da Silva, põe em causa o sucesso de uma luta de 30 e tantos anos. a homologação da terra pode vir a ser considerada ilegal.

Os indígenas Jacir Souza e Pierlângela da Cunha pediram à presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz (CNJP) para apoiar o presidente Lula da Silva na sua determinação de manter o decreto que concedeu aos índios a terra da Raposa Serra do Sol. Só um grande coro de apoios poderá levar o STF a estudar cuidadosamente o diferendo e a verificar que a legalidade do decreto se ali cerca na Constituição do Brasil e está de acordo com o direito das Nações Unidas para os povos indígenas.
Manuela Silva manifestou o seu apoio à causa indígena. a CNJP difundira a notícia deste encontro através da sua página web e fará chegar ao Governo brasileiro a sua solidariedade com o decreto de Homologação. ao mesmo tempo manifestará a sua confiança numa decisão final do STF de acordo com a Constituição brasileira.
a Comissão Nacional de Justiça e Paz goza do reconhecimento no cenário político-social português. ainda ontem, 3 de Julho, a assembleia da República examinou e aprovou por unanimidade a petição desta Comissão sobre a pobreza como violação dos direitos humanos.