No balanço dos 30 anos do ministério episcopal, patriarca de Lisboa diz que «valeu a pena»
No balanço dos 30 anos do ministério episcopal, patriarca de Lisboa diz que «valeu a pena»Na edição de Julho da revista Família Cristã, José Policarpo defende que é preciso recuperar o protagonismo do laicado que se apagou muito nos anos oitenta/noventa. ao fazer um balanço de 30 anos de prelado (entrou em Lisboa como bispo auxiliar de antónio Ribeiro), o prelado aponta algumas das suas próprias mudanças, em termos de ideias, ao longo destas três décadas.
De uma leitura recente da Lumen Gentium, onde se lê a Igreja é a luz dos povos, porque nela se reflecte a luz do rosto de Jesus Cristo, José Policarpo considera que é preciso pô-la em prática em cada tempo. O Santo Padre, na visita ad Limina referindo-se concretamente a este compromisso do laicado, falou-nos na necessidade de a Igreja fazer uma mudança de mentalidade, lembra o patriarca.
Mas, é mais do que isso. É de novo buscar o grande desafio do Concílio Vaticano II, sublinha José Policarpo. Ou seja, para que a Igreja exerça a sua missão neste mundo, em mudança acelerada, não pode ser sempre a mesma na sua linguagem, nos seus ritos, na sua maneira de ceder e lidar com o mundo.