“Combater a pobreza, construir a paz” é o tema para o próximo Dia Mundial da Paz
“Combater a pobreza, construir a paz” é o tema para o próximo Dia Mundial da Paz a pobreza será o tema principal da mensagem de Bento XVI para 1 de Janeiro de 2009. O Papa salienta que é um problema grave e que exige uma reflexão sobre as profundas raízes da pobreza material e também sobre a miséria espiritual , que torna o homem indiferente aos sofrimentos do próximo.
O lado moral e espiritual da questão preocupa o Pontífice que aponta como caminho uma conversão do coração do homem ao Deus da Caridade, para conquistar assim a pobreza de espírito , segundo a Mensagem de salvação anunciada por Jesus no Discurso da Montanha :
a subida dos preços dos alimentos e da energia e a situação de pobreza foram denunciadas pelo Papa, recentemente, na assembleia que dirigiu à assembleia da FaO – Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação e que agora inspira a mensagem para o Dia Mundial da Paz.
Como se pode permanecer insensíveis aos apelos daqueles que, nos diversos continentes, não conseguem alimentar-se suficientemente para viver? Pobreza e desnutrição não são uma mera fatalidade, provocada por situações ambientais adversas ou por desastrosas calamidades naturais, disse.