antiga candidata presidencial tinha sido detida em 2002 pela guerrilha das FaRC. Esta quarta-feira surgiu sorridente aos olhos do mundo ” estava livre
antiga candidata presidencial tinha sido detida em 2002 pela guerrilha das FaRC. Esta quarta-feira surgiu sorridente aos olhos do mundo ” estava livreÉ uma história que, ao fim de mais de seis anos, se escreve com um final feliz. a antiga candidata presidencial colombiana, Ingrid Betancourt, foi libertada esta quarta-feira, juntamente com outros 14 reféns, das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia (FaRC). O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon acolheu calorosamente a notícia.
Entre os reféns libertados estão três cidadãos americanos, incluindo um lusodescendente, Marc GonsAlves (ou GonçAlves, conforme as fontes noticiosas) e 11 membros das forças armadas colombianas.
Betancourt tinha sido raptada há seis anos, quatro meses e nove dias. Desde então era símbolo de luta contra uma guerrilha que hoje inscreve as suas actividades no campo do narcotráfico.
Estes reféns e tantos outros que continuam detidos em cativeiro na Colômbia têm suportado anos de dificuldades e privações, afirmou Ki-moon, depois do anúncio da operação militar que conduziu à libertação dos sequestrados. O sequestro é um crime odioso e uma flagrante violação do direito humanitário internacional, acrescentou.
O secretário-geral da ONU apelou às FaRC para a imediata e incondicional libertação dos restantes reféns, cuja segurança é da sua responsabilidade. E exortou as FaRC e outros grupos a entrarem em diálogo com as autoridades, para libertarem os reféns e porem termo à violência que tem atingido a Colômbia há muito tempo.