O Papa garantiu hoje aos dois líderes indígenas brasileiros que “tudo fará” para ajudar e proteger as suas terras na reserva da Raposa Serra do Sol, segundo noticiou hoje a rádio Vaticano
O Papa garantiu hoje aos dois líderes indígenas brasileiros que “tudo fará” para ajudar e proteger as suas terras na reserva da Raposa Serra do Sol, segundo noticiou hoje a rádio VaticanoNa véspera de se deslocarem a Portugal para divulgar a campanha de defesa do direito da terra anna Pata, anna Yan (Nossa Terra, Nossa Mãe) e denunciar as violações e crimes de que dizem ser alvo na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, Norte do Brasil, os dois delegados entregaram uma carta ao Pontífice apelando à sua intervenção no conflito.
Faremos tudo o possível para vos ajudar a protegerem as vossas terras , afirmou Bento XVI, durante o encontro que foi mantido em sigilo a pedido do Vaticano, segunda adiantou a mesma rádio. a reserva indígena da Raposa Serra do Sol tem sido alvo de disputa entre tribos indígenas e seis grandes fazendeiros, que ocupam cerca de seis mil hectares do território e se recusam a sair, considerando que os índios apenas atrapalham o progresso .
Jacir José de Souza, de 61 anos, da tribo Makuxi, e Pierlangela Cunha, de 32, da tribo Wapixana, coordenadora das escolas da reserva Raposa Serra do Sol, foram nomeados pelo Conselho Indígena de Roraima como representantes dos seus povos, e desde 16 de Junho viajam pela Europa para sensibilizar os governos e organizações para a sua causa.
Foram recebidos terça-feira pelo secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Giampaolo Crepadi, que reconheceu o valor da luta e exemplo dos indígenas da região. a Santa Sé vem a comprometer-se na defesa dos direitos dos povos indígenas, principalmente no que diz respeito à promoção humana, o reconhecimento de sua identidade cultural e a defesa do direito de propriedade intelectual , afirmou o responsável.
Na segunda semana de agosto, o Supremo Tribunal Federal Brasileiro (STF) deve decidir se é constitucional ou não a homologação das terras em área contínua, feita pelo presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, em 2005.
Os delegados indígenas exigem que o STF ratifique o decreto de homologação e que faça cumprir a retirada dos agricultores, que além da violência e intimidação desenvolvem actividades com um impacto ambiental altamente prejudicial na zona e nos recursos naturais dos índios , segundo disse à Lusa Elísio assunção, director da Fátima Missionária, que coordena a visita a Portugal.
a reserva Raposa Terra do Sol, de 1,67 milhões de hectares, foi demarcada pelo Governo Federal após 30 anos de reivindicações dos quase 19. 000 indígenas das tribos Macule, Wapixana, Taurepang, Patamona e Ingarikó, que habitam a zona.
Na sua visita a Portugal – que encerra o périplo pela Europa – os líderes indígenas vão ser recebidos pela Comissão dos Negócios Estrangeiros, representantes dos grupos parlamentares, pelo embaixador do Brasil em Portugal e diferentes organizações da sociedade civil, segundo a organização.

Foto:Secretário do Conselho Pontificio de Justiça e Paz, Giampaolo Crepadi, com os líderes indígenas