as recentes cheias deixaram dezenas de milhares de desalojados. é necessário fornecer-lhes habitação adequada e outros serviços
as recentes cheias deixaram dezenas de milhares de desalojados. é necessário fornecer-lhes habitação adequada e outros serviçosOs moçambicanos deslocados pelas cheias necessitam de soluções mais duradouras, alertou esta terça-feira um perito independente das Nações Unidas para os direitos humanos. Walter Kaelin chamou à atenção para a necessidade de intensificar os esforços para fornecer aos deslocados uma habitação adequada e outros serviços de forma que eles possam começar a reconstruir as suas vidas.
a relocalização das pessoas, que vivem em zonas propensas a desastres, em zonas seguras pode aumentar a segurança dessas populações, mas só deve recorrer-se [a esta possibilidade] se não existirem outras soluções ou se for sustentável e menos intrusivo, afirmou ainda o representante do secretário-geral das Nações Unidas para as pessoas deslocadas internamente, depois de uma visita ao país. Isso é fundamental para a protecção dos direitos humanos das pessoas deslocadas pelos desastres, acrescentou.
Moçambique é ciclicamente afectado por inundações, ciclones e secas. Pelo menos oito pessoas morreram à passagem do ciclone Jokwe, que atingiu a costa moçambicana no dia 8 de Março, com ventos que atingiram os 200 quilómetros por hora, deixando dezenas de milhares de pessoas desalojadas.