Fazer dos mais pobres de todo o mundo parceiros no crescimento económico é o desafio colocado às empresas, chamadas a desenvolver negócios com os que estão na margem
Fazer dos mais pobres de todo o mundo parceiros no crescimento económico é o desafio colocado às empresas, chamadas a desenvolver negócios com os que estão na margemDesenvolver negócios com os mais pobres é o desafio lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a empresas. a ideia é as empresas expandirem-se para lá das tradicionais práticas empresariais. O PNUD oferece a estas empresas estratégias e ferramentas para fazer dos pobres de todo o mundo parceiros para o crescimento económico.
Uma parte do documento sobre a iniciativa de crescimento de um mercado inclusivo do PNUD, que dá pelo nome de Criando Valor para Todos: Estratégias de Negócios com os pobres apresenta uma extensa demonstração de estudos de caso sobre a eficácia dos modelos comerciais mais inclusivos.
O relatório destaca o potencial inexplorado dos pobres para o consumo, a produção, a inovação e a própria actividade empresarial. Quanto mais empresas incluirem mais pobres, mais provável será não só para impulsionar o crescimento, mas também para contribuir para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que se propõem a nível mundial reduzir a pobreza até 2015.
O poder das pessoas pobres em beneficiarem da actividade dos mercados reside na sua capacidade de participar nesses mercados e tirarem partido das oportunidades do mercado, declarou o administrador do PNUD, Kemal Dervis. Modelos de negócio que incluem os pobres requerem um amplo apoio e oferecem ganhos para todos.