associações italianas lançam apelo em Milão para retirada dos colonos brancos da Raposa Serra do Sol, Brasil. Pedem a Lula da Silva a “confirmação do decreto de homologação da terra indígena”
associações italianas lançam apelo em Milão para retirada dos colonos brancos da Raposa Serra do Sol, Brasil. Pedem a Lula da Silva a “confirmação do decreto de homologação da terra indígena”Presentes os líderes do Conselho Indígena de Roraima, Jacir Souza e Pierangela da Cunha, em viagem pela Europa para promover a causa de seu povo, as associações Missionários da Consolata e Impegnarsi Serve lançaram um apelo para o envio de emailes ao presidente do Brail, Lula da Silva.
Depois de lançada a campanha na cidade de Milão, os dois líderes já viajaram para Roma, onde vão ser recebidos pelo presidente do Senado italiano, Renato Schiafani. apresentam-lhe o pedido para que se empenhe para aprovar uma medida a favor da questão indígena. a eurodeputada Patrizia Toia, por sua vez, está encarregada de sensibilizar as instituições europeias sobre a questão dos direitos dos índios.
Na passagem por Roma, antes de viajarem para Portugal, os líderes indígenas têm pedida uma audiência ao Papa, Bento XVI, além do encontro com o embaixador brasileiro na capital italiana e a Comissão Justiça e Paz.
Na área de Raposa Terra do Sol, com um milhão e 800 mil hectares, vivem cerca de 19 mil índios de cinco tribos diferentes. Em 2005 um decreto-lei declarou a região reserva indígena , com a obrigação para os não indígenas – em grande parte latifundiários e cultivadores de arroz – de deixá-la dentro de um ano. actualmente meia dúzia recusam-se a sair e têm espalhado o terror e a violência dentro da área.