“O custo das medidas que se venham a tomar não serão tão elevados” é uma boa notícia de acordo com Painel Intergovernamental sobre alterações Climáticas das Nações Unidas
“O custo das medidas que se venham a tomar não serão tão elevados” é uma boa notícia de acordo com Painel Intergovernamental sobre alterações Climáticas das Nações UnidasO preço para enfrentar as mudanças climáticas não é tão elevado como se acreditava, sublinhou esta segunda-feira o chefe do Painel Intergovernamental sobre alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês), premiado com o Nobel da Paz no ano passado, juntamente com o activista americano al Gore.
O aquecimento global levou a um aumento da temperatura média de 0,74 graus Celsius, no século passado, e fez o nível do mar subir 17 centímetros, afirmou Rajendra K. Pachauri. Mas a boa notícia é que o custo das medidas que se venham a tomar não serão tão elevados, disse.
Um cenário avaliado pelo IPCC revelou que a limitação da subida da temperatura em 2 a 2,4 graus Celsius custará, no máximo, três por cento do PIB mundial em 2030, mas este é realmente o limite superior, observou Pachauri.