O Conselho para a Paz e Segurança (CPS) da União africana reuniu-se para debater a situação no Zimbabwe, mas não chegou a pronunciar-se sobre a crise eleitoral do país
O Conselho para a Paz e Segurança (CPS) da União africana reuniu-se para debater a situação no Zimbabwe, mas não chegou a pronunciar-se sobre a crise eleitoral do país a reunião de Domingo do CPS começou pouco depois da proclamação oficial dos resultados eleitorais da segunda volta (o candidato da oposição desistiu e MUgabe foi eleito com 90 por cento dos votos) e da tomada de posse do presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, uma reeleição que a União africana está a ser pressionada para não reconhecer. Depois de três horas de reunião, o dossier foi reenviado à conferência de chefes de Estado e de governo que começa hoje.
Houve uma troca de impressões sobre a questão do Zimbabwe , afirmou o porta-voz da União africana. Para o Conselho, tratou-se simplesmente de se inteirar dos últimos acontecimentos naquele país, tendo em conta que haverá certamente uma discussão sobre o Zimbabwe ao nível dos chefes de Estado e que se houver uma decisão a tomar, será tomada pela conferência dos membros da União , frisou El Ghassim Wane.
Outros conflitos africanos, na Somália, Sudão e a tensão fronteiriça entre a Eritreia e o Djibuti, foram tema desta reunião onde foi condenada unanimemente a atitude das chefias políticas da Eritreia.