” a família da Consolata alargou-se passou os mares, atravessou montanhas e chegou até à Coreia. E ainda há-de alargar-se mais”, prenunciou Norberto Louro, superior provincial
” a família da Consolata alargou-se passou os mares, atravessou montanhas e chegou até à Coreia. E ainda há-de alargar-se mais”, prenunciou Norberto Louro, superior provincialO encontro respirou muito o sentido da família missionária da Consolata. Sob o lema Missão perto, Missão longe, duas centenas de familiares dos missionários, incluindo cinco coreanos amigos da Consolata, celebraram a festa da Consolata, em Fátima, hoje, 29 de Junho. Num encontro da parte da manhã, Norberto Louro anunciou que os Missionários da Consolata vão abrir um novo campo de evangelização no México, depois deste ano já terem aberto na Polónia. Estas duas novas aberturas visam mais o propósito de novas vocações missionárias.
a Missão longe foi apresentada pelo missionário Mário Campos, regressado de Roraima, Brasil, para um período de férias. através de um vídeo que relata o ataque a uma aldeia indígena, falou do clima de incerteza e violência que rodeia os 12 missionários – leigos, irmãs e padres – que trabalham na área de raposa Serra do Sol. a missão é estar ao deles [índios], afirmar o direito do povo indígena, explicou o missionário.
ainda sobre a missão lá fora, Álvaro Pacheco, missionário na Coreia do Sul, falou deste país à espera da reunificação das duas Coreias. Embora este passo pareça estar longe, a Igreja prepara-o desde já. a grande tarefa dos 10 missionários da Consolata na Coreia tem a ver com a necessidade de abrir a Igreja coreana à missão universal, ajudando-a a sair para além das suas fronteiras, e ao diálogo interreligioso. Depois de 20 anos de presença naquele país, são nove os candidatos a pertencer à família da Consolata. Dois deles serão ordenados sacerdotes no próximo ano.
a Missão perto foi explicada através de um vídeo sobre a missão na família. Já projectado no IV Congresso, o vídeo mostrou diversas situações familiares, desde os mais jovens até aos idosos, como espaço propício para viver a missão. Os presentes foram desafiados pelos testemunhos de vida apresentados.