Desnutrição põe em risco o desenvolvimento de 38 milhões de crianças no mundo. a denúncia vem da UNICEF, organismo das Nações Unidas para a infância
Desnutrição põe em risco o desenvolvimento de 38 milhões de crianças no mundo. a denúncia vem da UNICEF, organismo das Nações Unidas para a infância a carência de iodo pode provocar danos cerebrais nas crianças e é a principal causa do atraso mental. Os efeitos negativos fazem-se sentir logo durante a gravidez, na medida em que atrasa o desenvolvimento cerebral do feto, provocando um deficit intelectual, motor e de ouvido.
Nos últimos 20 anos actuou-se muito sobre a prevenção, disponibilizando sal enriquecido de iodo, destinado ao consumo humano e animal. Grandes progressos foram feitos, afirma Werner Schultink, director da UNICEF para a nutrição. Mas há ainda muito a fazer para que todas as crianças nasçam sãs.
américa Latina e Caraíbas estão perto de atingir os níveis de consumo de sal com iodo dos países mais desenvolvidos – 85 por cento das famílias consuma este produto. Ásia Oriental e Pacífico conseguiram já os 84 por cento.
Outras regiões debatem-se com problemas sérios, lê-se no relatório da UNICEF. Este organismo aponta alguns princípios importantes para debelar o problema: garantir o compromisso político dos governos; desenvolver a colaboração entre governos, doadores e produtores de sal; acautelar a disponibilidade adequada de sal; potenciar os sistemas de monitorização; e manter uma permanente comunicação e educação sobre o problema.