a ONU exigiu que devem ser responsabilizados os autores dos actos de violência que tiveram lugar na campanha para a segunda ronda das eleições presidenciais
a ONU exigiu que devem ser responsabilizados os autores dos actos de violência que tiveram lugar na campanha para a segunda ronda das eleições presidenciaisOs autores da onda de violência política durante a campanha eleitoral no Zimbabwe devem ser responsabilizados pelas vítimas, denunciou a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Louise arbour.
Graves violações dos direitos humanos e uma forte impunidade, principalmente associados a grupos ligados ao ZaNU-PF e, em alguns casos, para ao MDC, são inaceitáveis e têm de parar imediatamente, declarou a responsável.
Desde a primeira volta das eleições presidenciais em 29 de Março que se instalou uma orgia de violência, que atingiu sobretudo militantes e apoiantes do partido da oposição, o MDC, de Morgan Tsvangirai, declarado vencedor da primeira volta. Esta violência e o clima de intimidação levou ainda à retirada de Tsvangirai, da segunda ronda eleitoral, que decorreu esta sexta-feira, sem incidentes graves e um vencedor antecipado, o actual Presidente Robert Mugabe, que durante a campanha chegou a dizer que só sairia do lugar morto.
Muitos activistas do MDC foram alegadamente mortos (cerca de 80, segundo várias fontes) ou feridos nas últimas semanas. Também os defensores dos direitos humanos e pessoal de organizações não-governamentais foi muito assediado.