Delegação indígena de Roraima apresenta em Bruxelas a situação actual da Terra indígena Raposa Serra do Sol, que espera decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o decreto de homologação de abril de 2005
Delegação indígena de Roraima apresenta em Bruxelas a situação actual da Terra indígena Raposa Serra do Sol, que espera decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o decreto de homologação de abril de 2005Jacir Souza e Pierlangela da Cunha solicitaram ao Parlamento Europeu atenção para os crimes e violências que estão a acontecer contra a vida dos povos indígenas na Raposa Serra do Sol. São crimes que devem ser apurados e punidos independentemente do processo de decisão do Supremo Tribunal Federal.
a eurodeputada italiana Patrícia Toia recebeu no seu gabinete, no Parlamento Europeu, os líderes indígenas. Deles ouviu o relato da situação que os seu povos estão a viver, tendo podido visionar imagens da violência e do impacto ambiental gerado pelos ocupantes ilegais de Raposa Serra do Sol.
Impressionada pela explanação sobre uma realidade da qual já tinha ouvido falar, a eurodeptuda mostrou-se convicta que a visita da delegação indígena à Europa vai ter um impacto importante.comprometeu-se com firmeza a tomar providências para divulgar o caso e fazer com que as autoridades europeias, através dos organismos adequados, acompanhem de perto a situação.
a delegação indígena visitou a Embaixada brasileira em Bruxelas. a embaixadora Maria Celina azevedo ouviu atentamente o relato da situação apresentado pelos líderes. Jacir Souza alertou para o perigo de se abrir um precedente para outros povos indígenas no Brasil, caso o Supremo Tribunal Federal decida anular o decreto de homologação do presidente Lula da Silva.