José Policarpo comemora trinta anos da sua ordenação episcopal, a 29 de Junho. Serviu a Igreja como bispo auxiliar de Lisboa, primeiramente. Foi nomeado cardeal em 2001
José Policarpo comemora trinta anos da sua ordenação episcopal, a 29 de Junho. Serviu a Igreja como bispo auxiliar de Lisboa, primeiramente. Foi nomeado cardeal em 2001Falta no sistema educativo uma informação clara, objectiva e positiva do fenómeno religioso. Esta ideia de que a religião passou à história está desmentida pela realidade histórica, a religião nunca teve tanta importância. a afirmação é do cardeal patriarca de Lisboa, a propósito dos 30 anos da sua ordenação episcopal.
Porém, acrescentou, esta informação não deve ficar restrita a uma só confissão religiosa. Um país que tem uma lei de liberdade religiosa não pode negar a todas as confissões com um número significativo de pessoas nas escolas o mesmo direito que tem a Igreja católica, defende José Policarpo.
O fenómeno religioso na vida humana, no exercício da liberdade e da cultura, além de dar uma visão de facto e uma visão filosófica devem constar do conteúdo da formação. Esta informação não deve ser transmitida por pessoas que tenham à partida algo contra a religião ou uma religião em concreto, adiantou em entrevista à Lusa.