Jacir Macuxi entrevistado pela BBC Brasil, em Londres, exige que todos respeitem a lei, o decreto de homologação, a Constituição Federal brasileira e a legislação internacional
Jacir Macuxi entrevistado pela BBC Brasil, em Londres, exige que todos respeitem a lei, o decreto de homologação, a Constituição Federal brasileira e a legislação internacionalO deputado britânico Martin Horwood, presidente da Comissão Interparlamentar para temas relacionados com os Povos Indígenas, recebeu a delegação indígena. Juntamente com outros cinco colegas, ouviu Jacir Macuxi e Pierlângela Wapichana. Os líderes indígenas mostraram fotos da destruição de pontes, dos impactos ambientais da ocupação ilegal da área por parte de empresários agrícolas dedicados ao cultivo do arroz e o vídeo que mostra o atentado perpetrado contra um grupo de indígenas, em 5 de Maio deste ano.
Impressionados pelo que ouviram e viram, os parlamentares comprometeram-se firmemente a divulgar a sua preocupação e a acompanhar de perto a situação. Em particular, irão discutir a questão da Raposa Serra do Sol com o embaixador brasileiro e divulgarão uma nota entre os parlamentares britânicos, para ficarem a par da situação. Por último, decidiram escrever ao novo Relator Especial das Nações Unidas para os assuntos indígenas.
Em seguida, a delegação indígena foi recebida no Ministérios de Negócios Estrangeiros. Membros do Grupo de Igualdade, Direitos Humanos, Democracia e Governabilidade, e da Secção de Relações com Brasil e américa do Sul, ouviram o relato de Pierlângela da Cunha. a líder indígena abordou a situação da Raposa Serra do Sol, tendo mostrado o vídeo do atentado contra os indígenas a 5 de Maio. Pierlângela da Cunha advertiu para o risco de uma decisão contrária ao decreto de homologação, com graves consequências para todos os povos indígenas do Brasil: É importante para o nosso povo que vocês ouçam.