Divulgados procedimentos para operar em segurança nos blocos operatórios em todo o mundo. Há gente que morre ou sofre com complicações que se podem evitar
Divulgados procedimentos para operar em segurança nos blocos operatórios em todo o mundo. Há gente que morre ou sofre com complicações que se podem evitar a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta terça-feira uma nova lista de procedimentos para operar em segurança nos blocos operatórios em todo o mundo, como parte de um grande esforço para tornar as cirurgias mais seguras. a OMS estima que 234 milhões de grandes cirurgias são agora realizadas todos os anos – o que equivale a uma por cada 25 pessoas – e um número significativo de doentes sofre ou chega mesmo a morrer de complicações evitáveis.
Prevenir ferimentos ou mortes nas cirurgias é hoje uma preocupação crescente, afirmou Margaret Chan, directora-geral da OMS. Utilizar uma checklist’ [lista de procedimentos] é o melhor caminho para a redução de erros cirúrgicos e melhorar a segurança dos doentes.
Vários estudos têm demonstrado que nos países em desenvolvimento, cinco a dez por cento dos doentes morrem numa operação. E uma em cada 150 pessoas morre da anestesia geral administrada nas cirurgias, nos países da África subsariana. as principais complicações também são relatadas em três a 16 por cento dos doentes nos países industrializados, enquanto infecções e outras complicações também são uma ameaça grave. Os estudos sugerem que cerca de metade destas complicações podem ser prevenidas.