O processo de regulamentação da Concordata está “a andar bem”, com alguns ‘dossiers’ praticamente fechados
O processo de regulamentação da Concordata está “a andar bem”, com alguns ‘dossiers’ praticamente fechados Está-se a andar bem. alguns ‘dossiers’ estão praticamente no fim , afirmou o cardeal patriarca de Lisboa, à margem do III colóquio internacional sobre O contributo das religiões para a paz , que começou hoje em Lisboa. José Policarpo exemplificou com o diploma que diz respeito à assistência religiosa nas prisões, hospitais e quartéis.
O patriarca reconheceu, contudo, que o processo de regulamentação da Concordata talvez tenha começado tarde . Isto depois de um primeiro momento após a assinatura do documento em que tanto a Igreja, como o governo, tentaram que o processo se desencadeasse de uma forma natural . Quatro anos da assinatura da Concordata entre a Santa Sé e o Estado português falta ainda regulamentação.
O reitor da Universidade Católica Portuguesa considera que, sem a legislação a regular as relações entre o Estado e a Igreja, que têm vindo a sofrer um agravamento , podem vir a deteriorar-se .