O Presidente da República destacou a presença da comunidade muçulmana na sociedade portuguesa como “um exemplo de convivência entre fiéis de várias religiões”
O Presidente da República destacou a presença da comunidade muçulmana na sociedade portuguesa como “um exemplo de convivência entre fiéis de várias religiões” Sabemos todos que o Islão é uma religião de paz e de harmonia. Por isso, é importante sublinhar que em Portugal soubemos aprender a mensagem de paz do Islão. Esta é uma mensagem importante para toda a Europa, para uma Europa que queremos harmoniosa na convivência de religiões, sem renunciar à sua matriz cristã , afirmou Cavaco Silva.
Na sessão comemorativa do 40º aniversário da comunidade islâmica de Lisboa, na Mesquita Central de Lisboa, ontem, 22 de Junho, o chefe de Estado defendeu que os portugueses muçulmanos não têm de escolher entre serem portugueses e serem muçulmanos. Ou seja, participam na vida colectiva e trabalham, como os outros portugueses, para o bem comum e vivem a sua fé em liberdade, tal como os muçulmanos de outras nacionalidades que residem entre nós .
Tolerância, frisou Cavaco Silva, não pode ser mera indiferença e ainda há muito por fazer, muito por conhecer no capítulo da convivência entre religiões.