Sede da Exposição Internacional sobre o tema «Água e Desenvolvimento Sustentável», Saragoça acolhe os líderes indígenas de Roraima, Brasil
Sede da Exposição Internacional sobre o tema «Água e Desenvolvimento Sustentável», Saragoça acolhe os líderes indígenas de Roraima, BrasilJacir Souza e Pierlângela Cunha participaram num encontro no Pavilhão El Faro, espaço dentro da Expo dirigido a mostrar as desigualdades no acesso à água potável, a acção poluidora do homem e a necessidade de consensos para preservar e democratizar a água. Os dois líderes apresentaram a problemática que se vive actualmente na Raposa Serra do Sol e as consequências para as fontes naturais de água.
apoiados em documentos, deram especial ênfase à poluição dos rios causada pelo uso intensivo de agrotóxicos nos campos de arroz ou pelo uso de mercúrio nas áreas de garimpo. Mostraram fotos de desvios de rios nas áreas de ocupação dos empresários do arroz e o aterro de lagos e leitos naturais. Os dois líderes abordaram o tema da cachoeira de Tamanduá, no coração da Raposa Serra do Sol, onde o governo de Roraima pretende construir uma barragem hidroeléctrica.
Jacir Souza e Pierlângela Cunha apresentaram a campanha anna Pata, anna Yan , Minha Terra, Minha Mãe, num auditório, ao lado da Exposição Internacional. Jacir Souza afirmou: Temos vitórias. Conseguimos a homologação. agora vamos também ter vitória.comentando as últimas notícias de Brasil, acrescentou: Um Ministro do Supremo Tribunal Federal disse que vai decidir estritamente conforme a lei. Isso é bom, muito bom. Se todos os ministros pensam assim, então a homologação vai continuar, porque a lei está de nosso lado.
Pierlângela Cunha agradeceu a participação e apoio: a vossa acolhida, a vossa força, são importantes para nós. a etapa espanhola da Campanha na Espanha conclui-se em Saragoça e os dois líderes já estão em Inglaterra.