“Foi sonho de muita gente e é garantia de futuro promissor”, afirmou o padre Darci Vilarinho
“Foi sonho de muita gente e é garantia de futuro promissor”, afirmou o padre Darci Vilarinho50 anos de presença dos missionários nesta comunidade. Meio século é a soma e contributo de tantos missionários que aqui trabalham, salientou o superior da comunidade de Águas Santas, no início do serão missionário.
Nestes anos que os missionários da Consolata estão em Águas Santas, foram muitos os formadores, padres, missionários e seminaristas que por aqui passaram. No serão missionário a 20 de Junho, quatro missionários da Consolata recordaram a sua passagem por esta casa. São eles: aventino Oliveira, Elísio assunção, Luís Brito e Marcos Leandro.
Quando o seminário abriu, em 1959, aventino Oliveira era professor e assistente espiritual nesta casa onde o primeiro aluno era Elísio assunção, segundo consta nos registos. Nessa altura o ensino era ministrado dentro do seminário, pelos professores que eram missionários da Consolata. No tempo do padre Brito, os alunos do Seminário começaram a frequentar as aulas na Escola de São Lourenço, onde os missionários leccionavam Educação Moral e Religiosa. Marco Leandro, um dos últimos seminaristas já efectuou a formação escolar fora do seminário, na Faculdade.
Outros são os tempos e, a comunidade de Águas Santas vai abrir uma casa em Braga, em Outubro de 2008. Será uma comunidade de discernimento vocacional para jovens. Dois padres: Luís Maurício e Darci Vilarinho serão formadores destes jovens que, ao fim-de-semana, voltam à comunidade de Águas Santas para integrar as actividades e dinâmica desta casa.