líderes indígenas da Nicarágua, Panamá, Venezuela e Colômbia apoiam na capital espanhola a campanha da Raposa Serra do Sol, Roraima
líderes indígenas da Nicarágua, Panamá, Venezuela e Colômbia apoiam na capital espanhola a campanha da Raposa Serra do Sol, RoraimaMárcio Meira, presidente da Fundação nacional do índio (FUNaI), esteve em contacto directo com os líderes indígenas, Pierlângela da Cunha e Jacir Souza, que se encontram em Madrid a apresentar a Campanha anna Pata, ana Yan. aquele responsável estava a participar numa reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) com o presidente da República, Lula da Silva.
Pierlângela da Cunha explicou a Márcio Meira os objectivos porque se encontram na Europa e os resultados das reuniões já realizadas. O presidente da FUNaI afirmou que estava ao corrente da viagem e do encontro dos dois líderes com o embaixador brasileiro em Espanha, José Viegas Filho.comprometeu-se a informar o presidente da República sobre os objectivos da viagem dos dois líderes à Europa.
Quatro líderes indígenas dos povos Misquito (Nicaragua), Kuna (Panamá), Wayuu (Venezuela) e Nasa (Colômbia) assistiram em Madrid à palestra dos indígenas Jacir Souza e Pierlângela Cunha. Estes apresentaram a situação que, actualmente, se vive na Raposa Serra do Sol. Numa plateia de 30 pessoas, os representantes indígenas mostraram a sua solidariedade aos povos da Raposa Serra do Sol.
Segundo o representante Wayuu, estavam ali para manifestar a nossa solidariedade e a nossa irmandade indígena. Sabemos que os povos indígenas podemos perder neste tipo de processos jurídicos, porque muitos deles estão viciados. Mas para quem pensa que é muita terra para poucos índios, devemos dizer que não, que é muita a que já perdemos e não vamos perder mais.
Comprometeram-se a elaborar um documento, que enviarão ao Supremo Tribunal Federal e comunicarão as informações da Raposa Serra do Sol às suas comunidades de origem. Enviarão ainda um documento ao novo relator especial para temas indígenas das Nações Unidas. Os líderes dos quatro países encontram-se em Madrid num curso de três sobre Direitos Indígenas e governabilidade, na Universidade Carlos III.