Foi apresentado o livro “Do tempo livre à libertação do tempo”, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Foi apresentado o livro “Do tempo livre à libertação do tempo”, do Secretariado Nacional da Pastoral da CulturaO lançamento, de modo informal, ocorreu, durante a abertura das Jornadas da Pastoral da Cultura que decorreram em Fátima, hoje, sob o tema Portugal de novo. Uma pequena brochura de três dezenas de páginas dividida em duas partes, além do Preâmbulo e apresentação.
Esta edição oferece uma síntese da reflexão feita ao longo de três anos sobre a temática do tempo livre. Na apresentação libertar o tempo, escreve o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens culturais e Comunicações sociais, a este propósito: Indicado, porque, tendo sido em grande parte absorvido e regido como indústria, o tempo livre’ não cumpre só por si o que promete, tornando-se, por vezes, em cativeiro de expectativas e energias.
Na apresentação, o também bispo do Porto, Manuel Clemente afirmou, esta manhã, que não foi difícil chegar à questão do tempo, é de sensibilidade e de arrumação do tempo. O texto agora disponibilizado pela nova marca editorial – Cadernos do Sicómoro vai acompanhar as obras publicadas pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, desafia também o leitor a aplicar em iniciativas várias, da reflexão à prática, escreve Manuel Clemente.
Os sinais de pista’ para esse caminho aberto, estão nesta obra onde é salientado que a cultura só se consegue fazendo e ousando.