a segurança alimentar do continente pode resolver-se pela actividade agrí­cola. Vontade Política e uma boa governação são os aspectos fulcrais
a segurança alimentar do continente pode resolver-se pela actividade agrí­cola. Vontade Política e uma boa governação são os aspectos fulcraisÉ ineficiente, de subsistência e descapitalizada, mas a agricultura é a chave para que o continente africano tenha segurança alimentar. Esta ideia aparentemente contraditória foi defendida esta quinta-feira pelo chefe da Organização alimentos e agricultura (FaO, na sigla inglesa).
Para o director-geral da FaO, Jacques Diouf, com vontade política e uma melhor governação nos diferentes países, África pode impulsionar a sua própria produção agrícola e alimentar toda a sua população.
Diouf não deixou de anotar, na reunião regional da FaO em Nairóbi, capital queniana, os aspectos que contribuíram para agravar a insegurança alimentar no continente africano, que devem ser respondidos para permitir reverter a situação.
O elevado preço dos produtos alimentares, as alterações climáticas, o desvio da produção agrícola para os biocombustíveis, uma rápida urbanização e crescimento populacional, e o aumento de doenças animais e vegetais estão entre esses pontos negativos.