O X PortoCartoon – World Festival apresenta 400 cartoons vindos de todo o mundo sobre o tema dos direitos humanos
O X PortoCartoon – World Festival apresenta 400 cartoons vindos de todo o mundo sobre o tema dos direitos humanos Os desenhos patentes pretendem, através do humor, alertar para a contínua violação dos direitos humanos, em pleno séc. XXI e no ano em que se assinala o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos , adianta o director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
O cartonista augusto Cid conquistou o 1º Prémio do Festival, com o seu trabalho a Chama Olímpica onde são realçadas as questões dos direitos humanos,entre a China e o Tibete.
Neste Festival que comemora dez anos, o segundo prémio foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia, e o terceiro a dois artistas ex-aequo: Dálcio Machado, do Brasil e Taeyong Kang, da Coreia do Sul.
Dos 2000 desenhos de mais de 500 artistas apresentados ao júri, foram escolhidos 400 cartoons. Regista uma participação alargada, com 70 países representados.
a elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional do concurso a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: azerbeijão, Bélgica, Brasil (2), Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Polónia, Portugal, Turquia (3).
O visitante pode ainda apreciar a mostra a DUDH: 30 artistas Portugueses , da amnistia Internacional e apresenta ilustrações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que este ano comemora 60 anos.
a mostra pode ser visitada diariamente, até 31 de Dezembro, das 15h às 20h.