Jacir José de Souza e Pierlângela da Cunha, líderes de Roraima, apresentaram, em Madrid, aos principais meios de comunicação social a campanha «anna Pata anna Yan», isto é, «Nossa Terra, Nossa Mãe»
Jacir José de Souza e Pierlângela da Cunha, líderes de Roraima, apresentaram, em Madrid, aos principais meios de comunicação social a campanha «anna Pata anna Yan», isto é, «Nossa Terra, Nossa Mãe»Cerca de 20 meios de comunicação social, entre rádios, jornais, revistas e televisões, estiveram na conferência de imprensa, em Madrid, a 18 de Junho. Jacir de Souza, do Conselho Indígena de Roraima, fez um apelo para que a lei seja respeitada e que o Supremo entenda nosso sofrimento e não permita uma redução de nossa área.
Por seu lado a coordenadora das escolas indígenas da Raposa Serra do Sol, Pierlângela da Cunha, afirmou que vemos todos os dias como se discute no mundo todo questões como aquecimento global, água. Da nossa parte, estamos vendo tudo o que está sendo destruído em nossa terra.
a terra é nossa vida, dela tiramos tudo o que precisamos. E o mundo também precisa de nós, povos indígenas, porque nosso trabalho de preservação é algo que dividimos com o mundo todo.
Jacir José de Souza e Pierlângela da Cunha foram recebidos em Moncloa, no Palácio do governo espanhol. Dois representantes do Gabinete da primeira vice-presidente do governo espanhol. Ouviram as lideranças, recolheram as informações e receberam um DVD com imagens da violência na Raposa Serra do Sol. Jacir Souza e Pierlângela Cunha agradeceram, em nome das comunidades indígenas, o gesto do governo espanhol em os receber e escutar as suas palavras.
Os dois líderes atenderam numerosos telefonemas e deram entrevistas a diversos órgãos de comunicação de vários países, entre outros Espanha, Brasil e Espanha. Nos próximos dias os dois líderes têm previstas um intenso programa na capital espanhola, passando em seguida por diversos países de Europa: França, Inglaterra, alemanha, Bélgica, Itália e Portugal, para apresentar a sua causa.