a Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades Imigrantes em Portugal considera «inaceitável» a aprovação pelo Parlamento Europeu da «directiva do retorno» na questão da imigração
a Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades Imigrantes em Portugal considera «inaceitável» a aprovação pelo Parlamento Europeu da «directiva do retorno» na questão da imigraçãoO coordenador da Plataforma que representa 53 associações de imigrantes em Portugal refere que se trata de uma directiva desumana, num claro retrocesso do que deve ser uma política de imigração na União Europeia. Paulo Mendes salienta ainda que evidencia que existe uma visão distorcida e preconceituosa sobre o que são hoje os fluxos migratórios.
a directiva, agora aprovada, afasta a perspectiva de regularização, criminalizando os cidadãos indocumentados, o que considerou desumano. Na perspectiva deste responsável há um clima anti-imigração na Europa, o que é contraditório nos tempos actuais.
O Parlamento Europeu aprovou em Estrasburgo a chamada ‘Directiva de retorno’, que pretende harmonizar, a nível comunitário, as regras para o repatriamento de imigrantes ilegais.