O número de refugiados cresceu pelo segundo ano consecutivo e bateu um recorde em 2007
O número de refugiados cresceu pelo segundo ano consecutivo e bateu um recorde em 2007O relatório da agência das Nações Unidas para os refugiados (aCNUR) aponta para 37. 4 milhões e pessoas refugiadas. Destes, 11. 4 milhões estão fora dos seus países e 26 milhões são refugiados internos. Outros 25 milhões não tinham para onde ir, devido a catástrofes naturais.
De 2006 para 2007, o número de refugiados aumentou de 9. 9 milhões para 11. 4 milhões. O número de refugiados internos cresceu em 1. 6 milhões.
Enfrentamos uma combinação global de desafios que ameaçam causar ainda mais deslocamentos no futuro , afirmou em Londres, antónio Guterres, no lançamento das comemorações do Dia do Refugiado, assinalado a 20 de Junho.
[Os desafios] são diversos: emergências relacionadas a novos conflitos em algumas áreas, má governança, degradação ambiental relacionada ao clima que provoca um aumento na competição por recursos escassos e o aumento dos preços, que atingiu os mais pobres de maneira mais forte e que está gerando instabilidade em diversos locais , disse Guterres.
afegãos e iraquianos representam mais da metade dos refugiados em 2007. Segue-se o afeganistão, com três milhões de pessoas que procuraram refígio no Paquistão e no Irão.
Os colombianos são a terceira nacionalidade com o maior número de refugiados, com 552 mil. O país tem ainda três milhões de refugiados internos.
O Paquistão, por sua vez, continua sendo o principal destino dos refugiados, seguido da Síria, Irão, alemanha e Jordânia.