Desde 2006 que os refugiados não páram de aumentar. Em 2007, o alto Comissariado assistiu mais de 25 milhões de pessoas
Desde 2006 que os refugiados não páram de aumentar. Em 2007, o alto Comissariado assistiu mais de 25 milhões de pessoasO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) prestou assistência a 25,1 milhões de pessoas em 2007 – um recorde de todos os tempos – de acordo com o relatório global anual hoje tornado público.
Depois de cinco anos com um decréscimo do número de refugiados, entre 2001 e 2005, temos agora dois anos de crescimento que nos preocupa, afirmou o alto comissário, antónio Guterres.
Com dados recolhidos em 150 países, o relatório fala num total de 11,4 milhões de refugiados fora dos seus países, bem como de 26 milhões de outras pessoas deslocadas internamente por conflitos ou perseguições, no final de 2007.
Estamos agora confrontados com uma complexa combinação de desafios globais que podem ameaçar ainda mais estes deslocamentos forçados, no futuro, alertou Guterres. E rematou: Estes desafios vão de múltiplos conflitos ligados às novas emergências no mundo a má governação; a mudanças climáticas induzidas por degradação ambiental, que aumenta a concorrência por recursos escassos; e o aumento extremo dos preços, que afectaram os pobres. São estes os mais difíceis [desafios] que podem gerar instabilidade em muitos lugares.