Os Missionários da Consolata vão abrir um novo noviciado na arquidiocese de Nyeri, cidade mãe de sete dioceses e de milhões de fieis católicos
Os Missionários da Consolata vão abrir um novo noviciado na arquidiocese de Nyeri, cidade mãe de sete dioceses e de milhões de fieis católicosChegou esta semana a Nairobi o Missionário da Consolata queniano, James Lengarin, que, a partir de Julho próximo, será o mestre de noviços do terceiro noviciado africano dos missionários da Consolata em Nyeri. É natural do norte do país e membro da tribo de guerreiros e pastores Samburu.
Quando os primeiros missionários se estabeleceram em Nyeri, em 1904, nada os levava a prever que 104 anos mais tarde essa missão pioneira seria não só nascente de vocações para o clero diocesano, mas veria também nascer um noviciado para a formação de missionários.
Dos cinco noviciados dos Missionários da Consolata espalhados pelo mundo, três encontram-se em África, dois no Quénia e um em Moçambique. O Quénia é assim não só a primeira missão do Instituto, mas também o país onde presentemente mais futuros missionários se encontram em formação: 80 no curso de filosofia, 40 no noviciado e 24 em teologia.
Vemos este florescer de nova vida, quando celebramos, a 20 de Junho, a solenidade de Maria Santíssima nossa Consoladora. Não podemos deixar de dizer: Obrigado, Senhor da messe, obrigado Mãe Consolata! a semente da fé germinou, cresceu, e está a produzir frutos abundantes.