a fome, malnutrição e a mortalidade infantil no continente africano vão aumentar significativamente se a subida dos preços dos produtos alimentares continuar
a fome, malnutrição e a mortalidade infantil no continente africano vão aumentar significativamente se a subida dos preços dos produtos alimentares continuar Muitos países estão já a sentir um retrocesso de décadas de progresso económico e 100 milhões de pessoas estão a ser empurradas para a pobreza absoluta , conclui o Painel para o Progresso de África num relatório apresentado em Londres.
O estudo apela ao aumento imediato da assistência alimentar, ao mesmo tempo que pede investimento a longo prazo em fertilizantes, na gestão da água e das culturas e nas estradas para os agricultores poderem fazer chegar os seus produtos aos mercados.
Os efeitos das alterações climáticas em África serão mais severos que noutras regiões do mundo e terão impactos devastadores na produção de alimentos e no sustento dos pobres rurais . Os subscritores deste documento saúdam o investimento em África de países como China, Índia, Malásia e Emirados Árabes Unidos e lamentam a persistência dos conflitos na região sudanesa de Darfur e no leste da República Democrática do Congo e a situação no Zimbabué, em total colapso económico com implicações políticas e sociais graves .
O grupo aponta ainda que é pouco provável que a promessa de ajuda que o G8 (oito países mais industrializados) fez de duplicar o montante de ajuda a África, até 2010 seja cumprida . a volatilidade da ajuda continua também a ser problemática, causando um grande fardo na capacidade dos países de planear investimentos , referem.