” a violência contra as crianças, factor que periga o seu bem-estar fí­sico, emocional e psicológico” é o tema que este ano subjaz às comemorações
” a violência contra as crianças, factor que periga o seu bem-estar fí­sico, emocional e psicológico” é o tema que este ano subjaz às comemoraçõesEles (meninos) vêm de todas as partes do país e às vezes dos vizinhos (Nigéria, Benin, Togo, e Ghana). algumas destas são vítimas do tráfico infantil e muitas outras acabam por permanecer nas estações de autocarros, onde são recrutados para tarefas como lavar louça, arrumar camas, vender ou transportar diversos produtos. 12 milhões de crianças africanas com menos de 18 anos abandonaram os seus países, enquanto que outras perderam a vida.
a situação em Niamey, Níger, preocupa a UNICEF, organismo das Nações Unidas que presta assistência às crianças. ali encontram-se na rua, dois terços das crianças com menos de 14 anos, ainda a trabalhar forçosamente.
Por todo o continente africano, crianças são traficadas para prostituição e recrutadas por grupos armados que as transformam em soldados ou carregadores. a grande maioria tem entre 7 e 14 anos de idade e são oriundos de famílias muito pobres, refere a UNICEF.
O Dia da Criança africana institucionalizado pela Organização de Unidade africana (OUa) em addis-abeba, Etiópia, desde 1991, é comemorado a 16 de Junho de todos os anos, em memória dos meninos negros do Soweto, massacrados em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino.