Os Índios da Raposa Serra do Sol, Roraima, no norte do Brasil, estão na Europa à procura de apoios para a sua causa. Está a decorrer a campanha “anna pata annayan”, que significa “Nossa Terra, Nossa Mãe”
Os Índios da Raposa Serra do Sol, Roraima, no norte do Brasil, estão na Europa à procura de apoios para a sua causa. Está a decorrer a campanha “anna pata annayan”, que significa “Nossa Terra, Nossa Mãe”Espanha, França, Inglaterra, alemanha, Bélgica, Itália e Portugal são as etapas da embaixada indígena de Roraima. Os índios procuram apoio para a defesa da sua terra, que foi invadida pelos arrozeiros que se recusam a sair. Batem a todas as portas para que se unam à sua causa. De 3 a 7 de Julho a embaixada estará em Portugal para expor a sua causa. Hajam portas que se abrem para escutar a voz dos índios!
Com esta campanha, denominada anna pata annayan, que significa Nossa Terra, Nossa Mãe, os índios exigem que o Supremo Tribunal Federal ratifique e faça cumprir o decreto de Homologação, assinado em abril de 2005, pelo presidente Lula da Silva. É necessário que os invasores sejam retirados da sua terra.
Os arrozeiros devem ser impedidos de continuar a enviar jagunços para abrirem fogo contra os indígenas que vivem pacificamente em suas terras. a presença deles na área da Raposa Serra do Sol é altamente prejudicial. Produzem arroz sem algum cuidado ambiental, desviam cursos de água, utilizam produtos agrários tóxicos, destroem as matas ciliares. abatem o património público, como as pontes, lançam bombas caseiras contra os índios. Para que cesse a violência, a intimidação e as sucessivas ameaças, as comunidades da Raposa Serra do Sol exigem que eles abandonem o seu território, dando comprimento ao decreto presidencial. apoiemos as comunidades indígenas!