Simples, singelo mas muito simbólico
Simples, singelo mas muito simbólicoaqui descansaram os restos mortais de Jacinta Marto a quem Nossa Senhora apareceu. Esta é a inscrição que se encontra no memorial ontem, 13 de Junho, inaugurado no cemitério de Ourém.
O jazigo da família dos barões de alvaiázere possui um memorial que recorda o tempo em que a pequena Jacinta Marto ali esteve sepultada: 25 de Fevereiro de 1920 a 12 de Setembro de 1935, data em que foi trasladado para o cemitério de Fátima. O trabalho é do escultor mestre Soares Branco.
Na cerimónia de bênção, iniciada com o cântico do hino dos pastorinhos, foram recordados os acontecimentos sucedidos, através das palavras de Celeste alvaiázere, citadas pelo padre Luciano Cristino. O bispo da diocese de Leiria-Fátima salientou a memória desta pequena criança que, aos olhos dos homens não tinha poder para desempenhar papel importante na história.
Este memorial prova que os pequenos são capazes de intervir de outra maneira e modificar o curso da história, referiu antónio Marto. Simboliza ainda que a santidade é alcançável através de um coração simples como o de Jacinta e que, foi (dos três videntes) aquela que mais evidenciou a sua sensibilidade para as dores do mundo.
O prelado referiu ainda que este memorial é sinal de gratidão não só da cidade de Ourém, mas também de todos nós. Este memorial nasce fruto dos apelos do padre Luís Kondor à autarquia oureense para que fosse marcado o local onde Jacinta esteve sepultada, em Ourém.