atacar a rápida subida dos números da fome provocada pela crise alimentar mundial é o objectivo do plano estratégico para quatro anos
atacar a rápida subida dos números da fome provocada pela crise alimentar mundial é o objectivo do plano estratégico para quatro anosO Programa alimentar Mundial (PaM) anunciou um novo plano estratégico de quatro anos para combater a rápida subida dos números da fome provocada pela crise alimentar mundial. Este plano estratégico marca uma revolução na ajuda alimentar com o apoio aos mercados locais para quebrar o ciclo da fome, afirmou esta sexta-feira Josette Sheeran, directora executiva do PaM.
Esta é a nossa solução 80-80-80, afirmou aos membros do Conselho de administração do PaM reunidos em Roma esta semana. 80 por cento do nosso dinheiro é gasto para a produção de alimentos nos países em desenvolvimento, 80 por cento do nosso transporte terrestre é adquirido nos países em desenvolvimento e 80 por cento do nosso pessoal é contratado localmente nos países em desenvolvimento.
O PaM gasta mais de dois mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) por ano em alimentação, transporte e pessoal nestes países em desenvolvimento. Este novo plano estratégico quer sublinhar o apoio de emergência para salvar vidas, como no caso de três milhões de pessoas vulneráveis na região sudanesa do Darfur, mas também vai incidir sobre a prevenção e a compra de alimentos nos mercados locais.