O apelo é dirigido à comunidade internacional para que “seja garantida um acolhimento humano” a todos os imigrantes e “sejam melhoradas as condições de vida que levam milhões de pessoas” a imigrar
O apelo é dirigido à comunidade internacional para que “seja garantida um acolhimento humano” a todos os imigrantes e “sejam melhoradas as condições de vida que levam milhões de pessoas” a imigrarOs bispos delegados das conferências episcopais africanas, reunidos em Nairobi, Quénia, lançaram o apelo no congresso sobre a pastoral dos migrantes e refugiados em África. No final do congresso foi tornado público um documento e o apelo.
África acolhe mais de 13 milhões de pessoas deslocadas. as desordens recentes e dramáticas que tiveram lugar no Quénia e África do Sul infelizmente puseram em evidência que as mudanças nos mecanismos de coesão no interior do tecido social nem sempre são fáceis de prevenir e podem gerar novas tensões e conflitos internos inesperados, afirmam os bispos.
Os bispos africanos recomendam às Igrejas que aumentem as estruturas pastorais para apoio de imigrantes. Entre eles estão compreendidas as vítimas do tráfico de seres humanos. Os prelados apresentam ainda outras sugestões: formar agentes pastorais, partilhar informações, colaborar com outras confissões cristãs e religiões. É necessário activar mecanismos de prevenção e reforçar a pressão junto das instituições nacionais e internacionais.