O terceiro colóquio promovido no ciclo “Direitos humanos e realidades actuais” realiza-se a 20 de Junho, pelas 21h, no auditório do Seminário de Leiria
O terceiro colóquio promovido no ciclo “Direitos humanos e realidades actuais” realiza-se a 20 de Junho, pelas 21h, no auditório do Seminário de LeiriaÉ dos temas mais candentes da sociedade portuguesa e interessa a todos, trabalhadores, patrões e simples cidadãos, adianta a Comissão diocesana Justiça e Paz. Serão mais de 400. 000 os portugueses desempregados, actualmente.
Também a nossa Constituição proclama segurança no emprego, proibindo os despedimentos sem justa causa e afirmando que todos têm direito ao trabalho. a realidade, porém, é outra, o trabalho precário generalizou-se e adensam-se as preocupações sobre uma maior facilidade de despedimentos no novo Código do trabalho, aponta a organização.
a Doutrina Social da Igreja classifica o desemprego como uma verdadeira calamidade social. Para analisar esta temática, acácio Catarino, sociológo e antigo conselheiro do presidente da República partilhará as suas reflexões bem como Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras, Óbidos e ex-director do Centro de Emprego de Leiria. a entrada é livre.