Joaquim Chissano, Graça Machel, Miguel Trovoada e antónio Mascarenhas Monteiro são algumas das personalidades africanas que pedem a realização de eleições livres no Zimbabué
Joaquim Chissano, Graça Machel, Miguel Trovoada e antónio Mascarenhas Monteiro são algumas das personalidades africanas que pedem a realização de eleições livres no Zimbabué É crucial para os interesses do Zimbabué e de África que as próximas eleições sejam livres e justas , defendem 40 ex-chefes de Estado, empresários, académicos e activistas. Em comum têm o facto de serem signatários da carta aberta, divulgada e disponível na internet, a partir das 00h01 de 13 de Junho.
Na lista de personalidades figuram nomes como o do ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, a da presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade – e actual esposa de Nelson Mandela – Graça Machel, o do ex-secretário das Nações Unidas Kofi annan e o do arcebispo Desmond Tutu, laureado com o prémio Nobel da Paz em 1984.
Os ex-presidentes de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, Miguel Trovoada e antónio Mascarenhas Monteiro assinam este documento cujo endereço tem a indicação da data da segunda volta das eleições presidenciais, a 27 de Junho.
Como africanos, consideramos que as próximas eleições são críticas , argumentam no texto, vincando que um grande número de africanos querem ver um Zimbabué estável, democrático e pacífico . Por isso apelam para o fim da violência e intimidação, e a restauração do total acesso às agências humanitárias e de assistência . Qualquer que seja o resultado da eleição, será vital para todos os zimbabueanos que se unam num espírito de reconciliação para assegurar o futuro do Zimbabué , referem ainda.