a 12º assembleia-geral do Sínodo dos Bispos realiza-se de 5 a 26 de Outubro, em Roma, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja
a 12º assembleia-geral do Sínodo dos Bispos realiza-se de 5 a 26 de Outubro, em Roma, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da IgrejaO secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Nikola Eterovic, apresentou hoje no Vaticano o Instrumentum Laboris, isto é o texto de preparação da grande assembleia sobre a Bíblia. a necessidade de dar o primado à Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, assim como a coragem e a criatividade de uma pedagogia da comunicação adequada aos tempos de hoje, tendo em conta a cultura, os contextos actuais da vida e o mundo da comunicação, são as principais expectativas que ressaltam da leitura do texto.
aí se sublinha a importância de reconhecer que a Palavra de Deus é Jesus Cristo. Tal pressuposto requer uma leitura de toda a Bíblia, cujo mistério pode ser melhor compreendido na celebração litúrgica. O texto lembra que os fiéis têm um enorme desejo de escutar a Palavra de Deus, a que se responde com notáveis iniciativas pastorais.
O sínodo propõe-se ainda ajudar a esclarecer sobretudo os aspectos fundamentais da verdade da Revelação, que motivam e garantem um caminho de fé válido e eficaz. Outro objectivo é estimular o amor profundo pela sagrada Escritura, desenvolver o exercício da Lectio Divina, oferendo ao mundo dos pobres uma palavra de consolação e de esperança.
Por último pretende-se encorajar o diálogo ecuménico estritamente vinculado à escuta da Palavra de Deus; favorecer o diálogo hebraico-cristão, e mais amplamente o diálogo interreligioso e intercultural. O documento tem 80 páginas, divididas em oito capítulos, uma premissa e as conclusões.