a Confederação Nacional de acção sobre Trabalho Infantil (CNaSTI) alerta para as crianças que se dedicam à prática do desporto profissional
a Confederação Nacional de acção sobre Trabalho Infantil (CNaSTI) alerta para as crianças que se dedicam à prática do desporto profissionalNa véspera do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, amanhã, 13 de Junho, a vice-presidente da CNaSTI, Fátima Pinto lembra que o desporto profissional, como o futebol, é uma realidade actual de trabalho infantil. Quer pela sobrecarga horária e pelas exigências a que as crianças estão sujeitas, quer porque o desporto os abriga a abandonar a escola.
Há muitas irregularidades no desporto profissional, onde muitas vezes os interesses das crianças são colocados em segundo plano, disse a responsável à Lusa. Estes sacrifícios vão deixar marcas para toda a vida porque nem todos conseguem ser Cristianos Ronaldos, sublinhou.
Por vezes, as crianças praticam desportos profissionais não por vontade própria, mas porque os pais querem ter um filho estrela de futebol. Mais: as comissões de protecção de menores têm que dar autorização para que uma criança trabalhe, mas os números oficiais são ridículos comparados com as crianças que estão nas novelas, nas publicidades, nas passagens de modelos e nos circos, disse.