a organização não governamental internacional “Human rights watch”, que promove a defesa dos direitos humanos, lançou o alerta
a organização não governamental internacional “Human rights watch”, que promove a defesa dos direitos humanos, lançou o alertaMais de dois terços dos detidos do cárcere militar de Guantánamo (185 dos 270) correm risco de perturbações psíquicas. O alarme está estampado no relatório Encerrados na solidão. Condições de detenção e saúde mental em Guantánamo.
Nenhuma medida de segurança pode justificar que se mantenha encerrados em celas sem janelas, 22 horas diárias, durante meses e anos a fio, sem possibilidade de relações humanas, de exercício físico e mental, afirma o conselheiro de antiterorismo da organização, Jennifer Daskal.
até mesmo duas horas de recreio, que por vezes são permitidas de noite, decorrem geralmente em pequenas gaiolas para impedir que os presos possam interagir fisicamente entre si. Os presos que esperam pelo julgamento são tratados mais duramente que os mais perigosos criminosos já condenados nos Estados Unidos.
Muitos deles, segundo o relatório, já tentaram e continuam a tentar o suicídio. a organização de direitos humanos pede à administração americana para limitar o uso das unidades de máxima segurança a períodos superiores a 30 dias, permitir videoconferências com os familiares, fornecer livros e possibilidades de instrução aos detidos para estimular a actividade mental e reduzir a depressão.